ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO ENPEC (2013- 2017) SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

  • Felipe de Vargas
  • Emanuelle Boeno Stochero
  • Jessica Maria Batista
  • Crisna Daniela Krause Bierhalz
Rótulo Avaliação, aprendizagem, ENPEC, Ensino, Superior

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica teve como lócus as atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), especificamente a área 11: Avaliação e educação em ciências. Como tempo as três últimas edições (2013, 2015 e 2017) e como objetivo identificar as publicações sobre avaliação da aprendizagem, mais especificamente no ensino superior. A escolha deste evento justifica-se por ser considerado referência na área do ensino de Ciências, com publicações desde 1997. O ENPEC está diretamente relacionado à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) sociedade civil, de caráter científico e educacional, sem fins lucrativos e sem filiação político-partidária; que atua como órgão que representa nacional e internacionalmente a comunidade de pesquisadores em Educação em Ciências. O evento estrutura-se em eixos temáticos todos ligados à educação em Ciências. O tema avaliação justifica-se pela presença do ato de avaliar na vida de qualquer pessoa ou organização, especialmente as que tratam de processos de ensino e aprendizagem. Por estar relacionada com a emissão de valor torna-se um desafio avaliar na perspectiva formativa, considerando os diferentes tempos e percursos de cada sujeito, cumulativamente e qualitativamente, como estabelece a legislação vigente. A análise dos resultados foi elaborada seguindo as três fases de Bardin (1977): pré-análise (seleção de todos artigos sobre avaliação na área 11 do ENPEC), exploração do material (leitura dos artigos e construção de tabelas com códigos, organizadas por anos e por temas) e tratamento dos resultados (análise com base nas categorias). No que tange ao levantamento geral sobre a temática percebe-se que há poucos trabalhos que abordam a avaliação da aprendizagem no ensino superior, bem como em cursos de licenciatura, sendo que dos 5134 trabalhos submetidos e distribuídos entre as linhas temáticas, 64 fazem parte da temática avaliação e educação em ciências. A distribuição dos trabalhos por ano do evento: 13 em 2017, 31 em 2015 e 20 em 2013. Dos 64 trabalhos da amostra, 20 são sobre Sistemas de Avaliação, prevalecendo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com 17 publicações. Também há menção ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e ao Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), ambos com uma publicação. Já as publicações sobre o ensino superior totalizam 16,sendo 5 voltados para a Licenciatura e 2 destes relacionados ao PIBID. Com base nos dados obtidos salienta-se que o tema avaliação da aprendizagem no ensino superior requer maiores discussões principalmente em cursos de formação de professores, pois o tema é um campo em construção, com espaço para maiores discussões. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

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Publicado
2020-03-30
Como Citar
DE VARGAS, F.; BOENO STOCHERO, E.; MARIA BATISTA, J.; DANIELA KRAUSE BIERHALZ, C. ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO ENPEC (2013- 2017) SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.