DESEMPENHO DE ALUNOS DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM DOIS COMPONENTES ESPECÍFICOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO

  • Eduarda Rosa
  • Edurada da Rosa
  • Paula Daniela Pujol Garcia
  • Leonardo Pozza dos Santos
Rótulo Transição, nutricional, Avaliação, Bacharelado, Interdisciplinar, Desempenho, acadêmico

Resumo

A avaliação nutricional consiste no emprego de métodos de coleta e procedimentos diagnósticos que possibilitam determinar o estado nutricional de indivíduos e populações. Além de serem obrigatórios no curso de Nutrição, os componentes curriculares de Avaliação Nutricional I e II (ANI e ANII) são também oferecidos aos discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BIC&T) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Itaqui. Dadas as características específicas exigidas nos componentes de ANI e ANII, o presente trabalho teve o objetivo de avaliar o desempenho de alunos do BIC&T nos dois componentes curriculares específicos do curso de Nutrição. A população-alvo do estudo foi composta por todos os acadêmicos matriculados nos componentes de ANI e ANII ofertados regularmente e no período noturno entre 2016/2 e 2018/1. Para avaliar o desempenho dos alunos nos dois componentes curriculares, comparou-se a média geral e a taxa de reprovação dos alunos por curso (BIC&T e Nutrição) e de acordo com a oferta (regular ou noturna), a fim de detectar possíveis diferenças no desempenho dos estudantes conforme essas características. A comparação das médias e das taxas de reprovação foi feita utilizando-se Análise de Variância (Anova). Dos 238 alunos matriculados em ANI e ANII entre 2016/2 e 2018/1, aproximadamente 71% cursou ANI e 29% cursou ANII. Na comparação do desempenho entre os cursos avaliados, observou-se que o desempenho dos acadêmicos do BIC&T em ANI foi inferior aos acadêmicos da Nutrição, visto que a média dos alunos do BIC&T nesse componente foi menor (4,9 vs. 5,5 na Nutrição), enquanto a taxa de reprovação foi maior (50% vs. 30,7%). Evidenciou-se também que os acadêmicos do BIC&T apresentaram melhor desempenho em ANII (média de 6,8 e taxa de reprovação de 16,8%), não havendo diferença no desempenho quando comparados aos alunos do curso de Nutrição. Por fim, cabe ressaltar ainda que os acadêmicos do BIC&T apresentaram melhor desempenho quando eles cursaram o componente em oferta noturna e a maioria destes alunos cursou apenas ANI. O melhor desempenho dos alunos de Nutrição em ANI em relação aos acadêmicos do BIC&T, pode ser devido aos alunos cursarem componentes obrigatórios prévios que acabam auxiliando no entendimento do componente em questão. Já o melhor desempenho dos alunos do BIC&T em ANII pode ter sido pelo fato de os alunos terem adquirido conhecimento ao cursar ANI, o que acabou os preparando para o componente de ANII. Conclui-se que o desempenho dos acadêmicos do BIC&T em ANI foi inferior aos acadêmicos da Nutrição, visto que a média desses alunos nesse componente foi menor, enquanto a taxa de reprovação foi maior, evidenciando uma dificuldade dos acadêmicos desse curso em avançar para ANII.

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Publicado
2020-03-30
Como Citar
ROSA, E.; DA ROSA, E.; DANIELA PUJOL GARCIA, P.; POZZA DOS SANTOS, L. DESEMPENHO DE ALUNOS DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM DOIS COMPONENTES ESPECÍFICOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.