Visão dos alunos de Ensino Médio de Uruguaiana-RS sobre o curso de Aquicultura

  • Shayévilin Santana
  • Emilson Braga Santana
  • Catia Aline Veiverberg
Rótulo Curso, Superior, Tecnologia, UNIPAMPA, ensino, superior

Resumo

O Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura existe desde do ano de 2009 no Campus Uruguaiana. O curso foi implantado na Unipampa devido ao grande potencial da região para a aquicultura, principalmente por possuir mais de 30.000 hectares de represas que são utilizadas para agricultura e pecuária. A implantação do curso teve objetivo de trazer melhora na economia, gerando empregos para a população que mora na região. Uma problemática relacionada quando falamos na presença da Unipampa na região é o desconhecimento da população quanto à instituição e o papel e importância da universidade pública federal para o desenvolvimento de uma região historicamente desvalorizada. O objetivo deste trabalho foi verificar qual é o grau de conhecimento dos estudantes de ensino médio quanto a área de aquicultura e ao Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura. Foi utilizada metodologia de carácter qualitativo e quantitativo, com levantamento dos dados realizado através de questionário com cinco perguntas fechadas. O público alvo foi alunos de ensino médio de escolas de Uruguaiana que participaram do evento Conhecendo a Unipampa. A escolha dos 52 alunos para responder a entrevista foi aleatória, sendo oito do 1° ano, 15 do 2° e 29 do 3° ano do ensino médio. Quando questionados se sabiam o que é aquicultura, 42% dos alunos responderam que não e 58% que sim. A maioria dos alunos que conhece a atividade era do 3° ano, acredita-se que isso ocorra porque eles já estão saindo do ensino médio, levando a eles procurarem por faculdades e cursos que lhe sejam atrativos. Essa procura pode ocorrer tanto pelo aluno, quanto pela escola em que ele estuda e pela sua família. Foi observado também que nenhum discente do 1° ano conhecia a aquicultura. Na sequência foi perguntado se conheciam o Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura e 75% disseram não, 17% ouviram falar e apenas 8% conheciam o curso. Na terceira pergunta, quando perguntados se sabiam as áreas onde o profissional pode atuar, 44% não souberam responder, 30% relacionaram a peixe, 15% a água, 7% a organismos aquáticos e 4% a outros. Podemos perceber que o curso de Aquicultura ainda é desconhecido pelos alunos de ensino médio de Uruguaiana. Esse fato evidencia a necessidade do desenvolvimento de mais projetos que visem aproximar a universidade da comunidade a qual a mesma deve estar inserida. Nos últimos anos, o curso vem promovendo ações para ampliar a divulgação do curso e da atividade de aquicultura na região, como o projeto de extensão "Divulgando a Aquicultura na Fronteira Oeste" e o evento "Aquicultura na Praça". O projeto de extensão tem como objetivo divulgar o curso e as atividades do tecnólogo, tanto em escolas como na comunidade em geral. Já o evento "Aquicultura na Praça" foi criado a partir da iniciativa de alunos do curso e vem sendo realizado todos os domingos na praça central de Uruguaiana, aberto ao público e com a participação de alunos, professores e técnicos do campus.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-30
Como Citar
SANTANA, S.; BRAGA SANTANA, E.; ALINE VEIVERBERG, C. Visão dos alunos de Ensino Médio de Uruguaiana-RS sobre o curso de Aquicultura. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 30 mar. 2020.