Dossiês

 

A relevância dos programas RP e PIBID para a formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa, Língua inglesa e Língua Espanhola

 

Organizadores:

Profa. Dra. Ana Lourdes da Rosa Nieves Brochi Fernandez (UFPEL)

Profa. Dra. Isaphi Marlene Jardim Alvarez (UNIPAMPA)

Profa. Dra. Luciana Contreira Domingo (UNIPAMPA)

Profa. Dra. Thiago Santos da Silva (UNIPAMPA)

Profa. Dra. Tania Regina Martins Machado (UNITINS)

Profa. Dra. Flávia Medianeira de Oliveira (UFPEL).

 

Ementa:

A relevância dos programas RP e PIBID para a formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola objetiva divulgar estudos, de natureza teórica ou de natureza práticoreflexiva, cujo foco seja a reflexão a respeito do ensino de línguas, acerca das práticas pedagógicas, assim como sobre o processo de formação inicial e continuada de professores de língua materna e língua adicional (Espanhol e Inglês) e as experiências formativas no âmbito dos programas Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Investigações sobre a relação entre a tríade universidade, escola, programas, são relevantes, assim como a adequação do ensino de línguas a um espaço de sala de aula peculiar a uma conjuntura de mudanças na modalidade de ensino, demandada pela pandemia e por todas as reconfigurações, reorganizações que se fizeram necessárias durante o período pandêmico e afetaram os processos formativos, propiciando outras reflexões e debates sobre o ensino de línguas. Podem ser submetidos artigos em português, inglês, espanhol ou Libras, por pesquisadores e professores mestres e doutores, pós-graduandos, graduandos em co-autoria com os orientadores e docentes da educação básica participantes dos referidos programas. É permitida a submissão de apenas um trabalho por autor.  Os trabalhos aprovados serão publicados imediatamente após o aceite e a revisão final dos autores.