Foco e Escopo

A Revista de Estudos Híbridos na Área da Linguagem (ISSN:2763-5791) tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos, em português, espanhol, inglês e/ou libras, partindo de pesquisas originais, prioritariamente nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Literatura e Tecnologias da Informação aplicadas ao tratamento da linguagem. O periódico publica artigos científicos, squibs e relatos de experiência. Os dois últimos gêneros poderão ser submetidos exclusivamente  em seção livre, ao passo que os artigos, além de serem difundidos nessa modalidade, também poderão fazer parte de dossiês e edições especiais.  As edições especiais poderão ter chamadas públicas ou não.   

No primeiro semestre, as chamadas temáticas privilegiarão investigações de abordagem qualitativa.  Em contraste, no segundo semestre, o periódico, na modalidade dossiê, aceitará investigações desenvolvidas a partir de uma abordagem unicamente quantitativa. Além disso, serão aceitos trabalhos de natureza híbrida, ou seja, estudos predominantemente quantitativos com complementação qualitativa, ou vice-versa. 

Quanto às pesquisas quantitativas, somente serão avaliados artigos com robustez metodológica que contemplem análises exploratórias, descritivas, inferenciais, estudos de meta-análise, entre outras técnicas estatísticas aplicadas às áreas mencionadas no escopo do periódico. No caso de trabalhos relacionados às Tecnologias da Informação aplicadas ao tratamento da linguagem, serão avaliados estudos que apresentem a utilização e a descrição de ferramentas computacionais que podem ser adotadas para o tratamento de dados e resultados em pesquisas do campo da linguagem.