Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Open Document Text (ODT).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O documento está estruturado conforme o modelo da seção escolhida da Revista PERMA.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

A submissão de textos será realizada apenas por meio eletrônico. E devem seguir as seguintes instruções:

  • Após realizar o seu registro no sistema do site da Revista PERMA, o autor ou a autora  poderão realizar a submissão através do acesso com login e senha definidos no cadastro inicial;
  • Os conteúdos submetidos devem seguir especificamente um dos modelos disponíveis nas seções, de acordo com o tipo de submissão desejada.
  • As características de cada seção devem ser conhecidas para uma indicação correta pelo(a)(s) autor(a)(s). Os editores poderão sugerir alteração da seção indicada conforme o texto submetido.
  • Todas as produções submetidas à Revista PERMA devem ser inéditas. Quando se basearem em textos já publicados pelos próprio(a)s autores(as), isso precisa estar devidamente explicitado e o texto deverá conter substanciais modificações e atualizações (neste caso o texto matriz também deve ser enviado para consideração. Em se tratando de traduções de artigos, o autor precisa comprovar que a obra original está licenciada de acordo a liberar sua tradução e republicação em outro idioma; 
  • Os textos submetidos passarão por programas de detecção de plágio e autoplágio antes de serem encaminhados para os revisores;
  • Os manuscritos devem estar em português quando forem submetidos. Com exceção da seção “Artigos científicos” que permite que os mesmos sejam publicados também em espanhol ou inglês. A responsabilidade pela revisão sintática e ortográfica é do(a)(s) autor(a)(s);
  • Nos manuscritos, a contribuição de cada autor deve ser brevemente descrita antes do primeiro tópico de cada texto, explicitando brevemente suas contribuições para o trabalho;
  • Todos os modelos estão em formato Open Document Text (ODT) e devem ser submetidos nesse formato. Sugerimos fortemente que você use o editor de textos “Writer” do LibreOffice para escrever sua obra e salvar em formato ODT. Isso facilitará o trabalho da equipe da Revista PERMA e dará agilidade no processo de revisão e editoração.
  • Será utilizado o estilo de citações e referências American Psychological Association 6th edition disponível no Zotero. Aconselha-se o uso do banco de referências da Revista de PERMA no Zotero.
  • Abreviações de unidades de medida deverão seguir o Sistema Internacional.
  • Todos os conteúdos serão licenciados via Creative commons - Atribuição-Sem Derivações-Sem Derivados.
  • Outras dúvidas, contate-nos pelo e-mail: revista.permacultura@gmail.com
  • Observação: Se você tiver  problemas com o download dos modelos NA descrição das seções abaixo, digite a seguinte URL no seu navegador e faça o download do arquivo desejado: https://drive.google.com/drive/folders/1LyjzJ3CA07fVO4hqUzx53YRuGmG_DHIV. Se o problema persistir faça contato conosco.  

Artigos científicos

Nessa seção serão publicados textos teóricos ou empíricos, resultantes de pesquisas. Baixe e use o modelo para artigos científicos. Siga as instruções contidas no modelo.

 

Relatos de experiência

Nesta seção serão publicados relatos de experiências em forma de texto e vídeo.

O Relato de Experiência deve ter obrigatoriamente como primeiro autor ou autora, permacultores e permacultoras, agricultores e agricultoras ou membros de povos e comunidades tradicionais, organizações sociais, de ensino, ou  assistência técnica;  

Espera-se que o relato apresente uma vivência contextualizada segundo os princípios da permacultura. Tais relatos não devem se restringir ao aspecto meramente descritivo ou cronológico da experiência, mas fazer uma análise mais profunda e conceitual de sua contribuição no âmbito da Permacultura.

Relatos de experiência em texto

Baixe e use o modelo para relatos de experiência. Siga as instruções contidas no modelo.

Relatos de experiência em vídeos

Deve ser submetido em formato de vídeos curtos, no máximo com 10 minutos de duração A submissão deve ser realizada em formato de texto contendo a sinopse e hiperlink direcionado para download do vídeo.

Os vídeos serão publicados no canal da Rede NEPerma Brasil e em específico nas playlists já existentes no canal.

Comunicações

Seção destinada a contribuições de experiências do público geral e/ou convidados. O conteúdo será publicado em forma de artigo de opinião, entrevista com convidados(as) ou relatos sobre histórias e memórias da permacultura.

Baixe e use o modelo para Comunicações. Siga as instruções contidas no modelo.

Traduções e resenhas

Seção destinada à publicação de traduções e resenhas sobre textos relevantes no âmbito da Permacultura, bem como resenhas de livros, coletâneas ou revisões de interesse. Baixe e use o modelo para traduções e resenhas.  Siga as instruções contidas no modelo

O autor precisará comprovar que a obra original está licenciada de acordo a liberar sua tradução e republicação em outro idioma e em outro periódico.

Resenhas podem sobre (i) audiovisuais (filmes, documentários, vídeos), (ii) softwares de apoio ao trabalho científico e (iii) novas bases de dados. Não é preciso pedir permissão aos autores ou às editoras para escrever e tentar publicar uma resenha. Resenhas também podem ser submetidas em formato audiovisual. Neste caso veja as instruções da seção “Relatos de experiência em vídeos”.

Notas permaculturais

Seção destinada à divulgação de notas técnicas, diretrizes, instrumentos didáticos, etc. O formato é livre, mas deve apresentar sinteticamente como conteúdo mínimo: título, objetivo, metodologia, e resultados ou resultados esperados.

Baixe e use o modelo para notas permaculturais.

Permacultura em desenho

Sessão destinada à publicação de desenhos e explicação didática do planejamento permacultural aplicado em diferentes paisagens, locais e contextos. Formato livre, deve ser enviado em um documento de texto com link para acesso à imagem em alta resolução (300dpi) com uma descrição sintética sobre o planejamento permacultural.

Notícias e informes

Envie notícias e informes para nós e divulgue a outros/as permacultores/as.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.