O PATRIMÔNIO CULTURAL EM DEBATE Entrevista com Pedro Paulo Abreu Funari

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alan Dutra de Melo
Hilda Jaqueline de Fraga

Resumo

Em novembro de 2021, o professor catedrático Pedro Paulo Abreu Funari, em entrevista concedida à Revista Missões apresentou um conjunto de análises e reflexões relativas ao campo do patrimônio cultural no século XXI. Pesquisador e autor de inúmeras obras e artigos consideradas referências para estudos relativos ao tema, ao longo da entrevista, discorre de maneira crítica sobre os avanços das políticas preservacionistas adotadas no Brasil e a expansão da categoria nas últimas décadas assim como, faz um balanço de sua trajetória acadêmica e do cenário político atual frente aos desafios apresentados ao campo. Além disso, tece algumas considerações acerca dos desdobramentos da crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19 nesta importante esfera da vida social. Através de pensadores como Espinosa e Paulo Freire o pesquisador aponta para perspectivas em que o patrimônio, em sua transversalidade e funções sociais oriundas dos novos sujeitos de direitos coletivos, se consolida como importante vetor para a cidadania, o desenvolvimento social e a defesa da vida.  Nas palavras de Funari, as demandas do tempo presente, podem mostrar-nos “que melhor do que a tristeza da destruição de bens de pedra e cal poderá ser a alegria de imagens de convívio, a mostrar que o nosso patrimônio humano comum pode ser a vida em comum, mais do que morte. A sua publicação resulta, portanto, numa importante contribuição deste intelectual para se pensar o delineamento de políticas para um futuro próximo a ensejar inéditos viáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DUTRA DE MELO, A.; JAQUELINE DE FRAGA , H. O PATRIMÔNIO CULTURAL EM DEBATE. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 8, n. 1, p. 07-15, 4 set. 2022.
Seção
ENTREVISTA
Biografia do Autor

Hilda Jaqueline de Fraga , Universidade Federal do Pampa

Historiadora e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Universidade Federal do Pampa- Campus Jaguarão, RS, Brasil. Pesquisadora da REC LAC- Rede de Cooperação Acadêmica para o PCI da América Latina e Caribe. 

Referências

Não utilizadas.