APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADES

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alan Dutra de Melo
https://orcid.org/0000-0002-3734-8727
Hilda Jaqueline de Fraga
https://orcid.org/0000-0001-8201-3531
Ronaldo Bernardino Colvero

Resumo

Na nova edição da Revista MISSÕES (Revista de Ciências Humanas e Sociais) temos a satisfação de apresentar dossiê “História, Memória e Identidades” e cuja proposta surgiu dos inúmeros debates durante os encontros do Simpósio Temático que leva o mesmo nome, nas edições exitosas do Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Multidisciplinares em suas edições na modalidade presencial em Jaguarão RS e mais recentemente virtual. A variedade de trabalhos e perspectivas críticas relacionadas aos três eixos apontou para a importância de uma publicação voltada para o aprofundamento das relações entre a história, memória e Identidade enquanto elementos importantes para a compreensão das sociedades, tanto pregressas quanto atuais, e, justificada pela a emergência de inúmeros debates públicos e reivindicações sociais nos últimos anos abrangendo o enfoque proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DUTRA DE MELO, A.; JAQUELINE DE FRAGA , H.; BERNARDINO COLVERO, R. APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADES. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 8, n. 1, p. 03-05, 4 set. 2022.
Seção
Expediente
Biografia do Autor

Alan Dutra de Melo, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Direito e Doutor e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão RS, Brasil. Membro associado do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS.

Hilda Jaqueline de Fraga , Universidade Federal do Pampa

Historiadora e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Universidade Federal do Pampa- Campus Jaguarão, RS, Brasil. Pesquisadora da REC LAC- Rede de Cooperação Acadêmica para o PCI da América Latina e Caribe.

Ronaldo Bernardino Colvero, Universidade Federal do Pampa

Historiador e Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul. Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo. Professor Associado da Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja, RS, Brasil. Docente permanente nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa e de Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

HALBWACHS, Maurice. Los Marcos Sociales de la memoria. Barcelona: Antropos Editorial; Concepción: Universidad de la Concepción; Caracas: Universidad Central de Venezuela, 2004.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, Vol. 2. n. 3, 1989, p 3-15. Disponível em http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewFile/2278/1417
RANGER, Terence; HOBSBAWN, Eric. A invenção das tradições. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2012.