Experimentações: refletindo sobre patrimônio cultural em tempos difíceis

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carla Simone Rodeghero
https://orcid.org/0000-0002-2669-726X

Resumo

O livro Experimentações do Patrimônio: diversidade e resistências, organizado por Hilda Jaqueline de Fraga, Claudira do Socorro Cirino Cardoso, Éverton Reis Quevedo e Véra Lucia Maciel Barroso, foi publicado em 2021 pela Editora Fi, no site da qual está disponível para acesso gratuito. Trata-se de uma coletânea que reúne 17 artigos escritos por profissionais de diferentes disciplinas e dedicados à exploração e análise de experiências na esfera do patrimônio, levadas a cabo no Basil, na Argentina, na Colômbia e em Portugal. Na presente resenha essa obra é inserida num empreendimento editorial e político mais amplo dos autores, além de fazer uma breve apresentação das principais temáticas tratadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RODEGHERO, C. S. Experimentações: refletindo sobre patrimônio cultural em tempos difíceis . Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 8, n. 1, p. 188-193, 4 set. 2022.
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Carla Simone Rodeghero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1989), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Maryland, com apoio da Fundação Fulbright. É professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: anticomunismo,ditadura, anistia, historiografia, história oral e memória. Tem atuado, também, na área da educação patrimonial e na realização de trabalhos que visam aproximar a Universidade dos alunos e professores de escolas públicas do ensino básico. Entre fevereiro de 2012 e janeiro de 2013 realizou estágio de pós doutorado junto ao CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. Entre 2014 e 2016, presidiu a Associação Brasileira de História Oral (ABHO). Entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020 foi professora visitante da Ca'Foscari Università di Venezia, na Itália. É coordenadora do Repositório de Entrevistas de História Oral (REPHO/UFRGS) e participa da coordenação do projeto Documentando a Experiência da Covid 19 no Rio Grande do Sul. Desde junbo de 2021, realiza estágio de pós-doutorado junto ao Laboratório de História Oral e Imagem, LABHOI/UFF.

Referências

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Editora da UNICAMP, 2011.
JELIN, Elizabeth. Los trabajos de la memoria. Madri: Siglo XXI, 2002.
FRAGA, Hilda Jaqueline de; CARDOSO, Claudira do Socorro Cirino; QUEVEDO, Éverton Reis; BARROSO, Véra Lucia Maciel (Orgs.) Experimentações do patrimônio: diversidades e resistências [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.
FRAGA, Hilda Jaqueline de; CARDOSO, Claudira do Socorro Cirino; QUEVEDO, Éverton Reis; BARROSO, Véra Lucia Maciel; SOUZA, Renata Cássia Andreoni de (Orgs.). Experimentações, políticas culturais e patrimônios. Porto Alegre: EST, 2018.
FRAGA, Hilda Jaqueline de; CARDOSO, Claudira do Socorro Cirino; QUEVEDO, Éverton Reis; BARROSO, Véra Lucia Maciel; SOUZA, Renata Cássia Andreoni de (Orgs.). Experimentações em lugares de memória: ações educativas e patrimônios. Jaguarão/RS: Selbach e autores associados, 2015.